Vida Saudável – Risoto de Quinoa

25 07 2010

Estou sumida do blog por um motivo triste: quase não cozinho mais. A minha vida resolveu se complicar muito (alguém aí já ouviu falar do retorno de saturno?) e falta tempo e disposição. Tudo conspira para que minha cozinha siga inutilizada. Vejo programas de culinária e meu coração se parte um pouquinho…

Mas outro dia, tive 5 minutos de sossego e resolvi voltar às panelas. Muita alegria! Como ainda estou no meu momento dieta, fiz uma receita com Quinoa, o grão típico do Peru que é o novo hyper entre chiques e saudáveis. A grande vantagem da Quinoa, de acordo com minha nutricionista, é que ela parece um carboidrato, mas na verdade tem muita proteína. Então é uma ótima forma de incorporar algo saudável na sua alimentação, aumentar a saciedade (leia-se comer mais) e se manter na dieta.

A Quinoa nossa de todo dia

Como esses argumentos me bastam, bora cozinhar Quinoa! Eu nunca tinha comprado isso na vida, então acabei seguindo a receita que estava no verso do pacote.

Risoto de Quinoa com Tomate

Ingredientes

1/2 cebola em fatias finas

1 xícara de chá de Quinoa

2 tomates sem pele e picados

1/2 copo de vinho branco

300 ml de caldo de vegetais (eu usei de frango)

1 dente de alho

azeite de oliva

sal, pimenta, noz moscada

(Tinha na receita mas eu não pus porque não tinha em casa: 2 xícaras de espinafre e 1 fatia de queijo branco)

Como fazer

Refogue a cebola no azeite. Coloquei a quinoa e os tomates picados e mexa bem. Depois q der uma leve fritadinha, coloque o vinho branco e cozinhe até que a quinoa absorva todo o líquido.

Depois, junte o caldo de vegetais aos poucos e cozinhe em fogo baixo. Para quem é meio risoteiro: não sei se eu estava sem paciência, mas senti que a quinoa demora mais pra absorver o caldo.

misturando a quinoa

Tempete com sal, pimenta, noz moscada e afins. Se você tiver espinafre, refogue ele no alho separado, pique e coloque junto com o risoto no final.

quinoa pronta - foto sem foco, sorry

Minha opinião é que um risoto de quinoa não deveria se chamar risoto, porque o nome cria expectativas muito erradas. Esse é um prato ok, saudável e até gostosinho (o tomate é fundamental), mas não espere a cremosidade que só um risoto cheio de manteiga e queijo vai ter. Basicamente, essa receita torna a quinoa um pouco mais interessante e a ajuda a fazer parte do seu jantar. Então faça, seja saudável e feliz.


Ações

Information

One response

31 07 2010
tia mary

Dri, eu e a Isa adoramos os seus comentarios, adoramos o blog e ja vamos fazer uso dele… principalmente o omelete!!!! Nao abandone nem desanime pq e uma tradicao na familia a cozinha descontraida, e é como sua avo Elisa fazia na cozinha!!! Quanto a louça, sem comentarios, estou com vc!!! Bjs

Deixe uma Resposta

