Panquecas!

24 01 2011

Uma das primeiras coisas que aprendi a cozinhar foram panquecas. Adorava fazer um monte no final de semana e me empanturrar loucamente… acho que algumas coisas não mudam. 🙂

As panquecas também foram responsáveis pela minha primeira queimadura culinária mais séria. Eu queria virar a panqueca na frigideira sem a espátula, só jogando pra cima mesmo, que nem no desenho do Pica Pau. Uma vez, ao virar a panqueca, meu dedo indicador queimou na parte de metal do cabo da frigideira. Ai! Resultado: uma bolha gigante no dedo que fez ele ficar curvado. Por 3 semanas, eu não conseguia apontar pra frente.

Contudo, esse incidente me dá mais segurança para continuar a fazer tentar virar a panqueca e saltear legumes. Estou melhorando! É preciso ver se a panqueca está soltinha e jogar pra cima sem medo. Tem que controlar no pulso!

Mas quem sou eu para ensinar algo? Aprenda com a mestra, Julia Child (versão Meryl Streep e versão original):

Gotta love Julia!

Receita de panqueca é mto simples…

Ingredientes

1 ovo

1 xícara de leite

1 xícara de farinha (dá pra usar 1/2 integral 1/2 refinada)

Como fazer

Misture todos os ingredientes e bata com o mixer (se você for phyno, use o fuet).

Unte uma frigideira com pouca manteiga/óleo, jogue um pouco da massa – para ficar uma panquena americana gordinha, use uma concha e jogue a massa só no meio da frigideira.

A panqueca começa a fazer bolhas…

Bolhinhas!

A cena é bonita, dá vontade de ficar parado olhando. Porém, cuidado: se você fizer isso, pode se distrair…

Burned, baby. Burned.

Fiquei admirando as bolhinhas e, quando vi, a panqueca estava queimada. Ou seja: assim que começar a fazer bolhas, veja com a espátula se o fundo já está desgrudado da frigideira. Assim que estiver, vire a panqueca, espere o outro lado ficar da cor ideal e é isso. Está pronta!

O bom de panqueca é que é fácil de fazer, mas faz você sentir que sabe cozinhar horrores. Gordon Ramsay que se cuide!

Pancakes

Panquecas para uma manhã feliz

 

Update: achei esse vídeo do Jamie Oliver fazendo panquecas com as filhas dele que é a coisa mais fofa do mundo! Awwwwww!


Ações

Information

4 responses

25 01 2011
chrisyano

Dri, mudei de empregada. A minha empregada nova cozinha super bem, é tão bom! Agora quando eu ficar com lombriga das suas receitas, vou pedir pra ela fazer… rsrs bjo

26 01 2011
Dri

manda uma receita dela q eu publico

26 01 2011
Rebeca

I’ll make you banana pancakes
Pretend like it’s the weekend now
And we could pretend it all the time

26 01 2011
Dri

awwwwwww

Deixe um comentário